segunda-feira, 7 de junho de 2010

"Sabe com quem você está falando? "


Lendo "Qual é a tua obra? (Ed. Vozes) ", do Mário Sergio Cortella, filósofo que vale a pena ler e ouvir, encontro um capítulo ao qual ele dá o título de "E tem gente que se acha..." (fls. 23/27). Cortella se refere a casos crônicos de falta de humildade dizendo que um dia procurou representar uma possível resposta científica à arrogante pergunta: "sabe com quem você está falando?"

Transcrevo aqui parte de suas conclusões.

.
"A Terra é um planetinha que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer. Veja como nós somos importantes...

Aliás, veja como nós temos razão de nos termos considerado na história o centro do universo. Tem gente que é tão humilde que acha que Deus fez tudo isso só para nós existirmos aqui. Isso é que é um Deus que entende da relação custo-benefício. Tem indivíduo que acha coisa pior, que Deus fez tudo isso só para 'esta pessoa' existir. Com o dinheiro que carrega, com a cor de pele que tem, com a escola que frequentou, com o sotaque que usa, com a religião que pratica.

Nesse lugarzinho tem uma coisa chamada vida. A ciência calcula que em nosso planeta hja mais de trinta milhões de espécies de vida, mas até agora só classificou por volta de três milhões de espécies. Uma delas é a nossa: 'homo sapiens'. Que é uma entre três milhões de espécies já classificadas, que vive num planetinha que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer?

Essa espécie tem, em 2007, aproximadamente 6,4 bilhões de indivíduos. 'Um deles é você'.

(...)

É por isso que todas as vezes que alguém me pergunta: 'Você sabe com quem está falando?', eu respondo: 'Você tem tempo?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário