quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor... (José Carlos Leite Junior)


Dom Pedro I, Imperador do Brasil, em 15/10/1827 editou um Decreto no qual estabeleceu as primeiras normas sobre o funcionamento das "Escolas de Primeiras Letras".

Atribui-se a Pedro II a frase: "Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

Em 1.963 o então presidente João Goulart instituiu, por Decreto, o dia 15 de outubro como Dia do Professor.

Não recordo de qual dos filósofos antigos é a frase: educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Os dias atuais nos demonstram o quanto é verdadeiro o sentido da frase.

Em muitos casos os educadores exercem maior e melhor influência na vida das pessoas do que suas próprias famílias.

Estive há pouco em uma formatura de Medicina da UFA, em Manaus. Conversando com a Kelly, uma das formandas, ouvi que num certo tempo não compreendia como um profissional muito bem sucedido, com agenda sempre repleta, continuava se dedicando ao magistério percebendo uma remuneração ínfima. Na solenidade de colação de grau (não tão solene assim) observei um professor homenageado. Ao ser chamado foi literalmente aclamado pela turma toda. Ali certamente estava a parte mais importante da explicação. Fiquei imaginando o sentimento e sensação vividos por aquele médico, já de certa idade, naquele momento.

Magistério é vocação.

Dia de lembrar Laurita Betezek, Pe. Venuto, Julio Burko, Milton Luiz Pereira, Rosala Garzuze (que com 103 anos nos deixou há poucos dias). Dia de homenagear minha Mãe, a primeira professora que conheci rs. 

Dia também de lamentar o descaso com a educação e com os professores. O descaso num País em que aos donos do Poder por muito tempo interessou o semi-analfabetismo, a ignorância. Descaso que, paradoxalmente, levou muitos professores também ao descaso.

Dia de lembrar-se dos bons e dos professores não tão bons assim. Estes, principalmente pelo fato de que acabaram potencializando, curiosamente, a necessidade de aprender, de saber.

Dia de lembrar-se dos Professores do Duque de Caxias e do São Vicente, em Irati, do Dom Bosco e da Faculdade de Direito de Curitiba. O dia é de homenagem a esses dedicados formadores de pessoas, pois, como disse a Professora Dayse, ser professor é viver muito mais dos sonhos e ideais do que do salário e reconhecimento.   

Então é dia de homenagear esses sonhadores tão essenciais em nossas existências e contribuir, de alguma forma, para que sejam mais respeitados e valorizados todos os dias.


Quanto à realidade dos dias atuais, no que se refere à questão, a tristemente perfeita expressão da charge que me foi enviada, que deve servir de estímulo à reflexão em nossas casas, em nossas vidas:



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário